Empresário é preso suspeito de fabricar e vender anabolizantes sem autorização no DF
04/02/2025
Investigação começou após Polícia Civil receber denúncia de venda ilegal dos produtos. Segundo policiais, para esconder venda, suspeito comprava peças de motos, escondia produto dentro e enviava para clientes. Empresário é preso suspeito de fabricar e vender anabolizantes sem autorização no DF
Um empresário, de 33 anos, foi preso em flagrante, nesta terça-feira (4), suspeito de fabricar e vender anabolizantes sem autorização no Distrito Federal. A investigação começou após a Polícia Civil receber denúncia de venda ilegal dos produtos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 no WhatsApp.
Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na casa e na barbearia do suspeito, em Taguatinga. Segundo a investigação, para esconder a venda ilegal, o empresário comprava peças de motos, escondia o produto dentro delas, e enviava para os clientes.
"Ele fazia compra através de uma plataforma online, informava o endereço dele e um outro endereço, o endereço comercial, para que esses produtos fossem recebidos", diz o delegado Divisão de Proteção ao Consumidor, da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor Cícero Jairo.
Na casa do suspeito, os policiais apreenderam vários frascos de anabolizantes, além de insumos para a fabricação do produto, como seringas, frascos, selos e ampolas. Segundo o delegado, o anabolizante era fabricado de forma clandestina nos fundos da barbearia e da casa do empresário, e depois eram vendidos perto de uma academia.
O homem também distribuía para outros endereços.
"A venda para consumo no DF era feita através do aplicativo WhatsApp. O cliente tinha o contato, enviava uma mensagem, se comunicava, informava onde receberia o produto, e o transporte era feito por meio de veículo de aplicativo", conta o delegado.
Conforme o delegado, ao ser interrogado, o suspeito disse que só falaria em juízo. "Extraoficialmente, ele passou algumas informações para a gente, que vai nos subsidiar para dar prosseguimento nas investigações. A gente tem o objetivo de identificar outros envolvidos nessa prática criminosa e buscar responsabilizá-los", diz o delegado.
Riscos do uso de anabolizante
Produtos para fabricação e venda de anabolizantes sem autorização no DF
Polícia Civil/Divulgação
O médico endocrinologista Temistocles Neto alerta que, entre os efeitos colaterais do uso recorrente dos anabolizantes estão:
Aumento do espessamento sanguíneo. "O sangue fica grosso, na forma popular, dificultando a circulação";
Sobrecarga dos rins;
Sobrecarga do coração;
Sobrecarga do pulmão;
Sobrecarga da circulação cerebral, "Podendo levar a infarto, que é muito recorrente".
"Uma pessoa pode sofrer uma morte súbita, às vezes um infarto, um AVC, uma trombose, se tiver em uso desse tipo de substância. Também pode levar lá no futuro à insuficiência renal, necessitando até mesmo de hemodiálise, por exemplo", diz o médico.
LEIA TAMBÉM:
BUSCA PELA VERDADE: Mulher faz exame de DNA e descobre mãe biológica após 17 anos de buscas
PRESO MAIS DE 24 HORAS: 'Fiquei lá dentro sem ter culpa', diz jovem sem filhos preso por engano por 'atraso de pensão alimentícia' no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.