Psicólogo que teria adotado gatos para 'experimentos' é preso no DF
25/03/2025
(Foto: Reprodução) Prisão ocorreu na noite desta terça-feira (25), em Ceilândia. Ele foi indiciado 16 vezes por maus-tratos pela Polícia Civil; Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Animais pediu prisão preventiva. Psicólogo que teria adotado gatos para 'experimentos' é preso no DF
O homem de 30 anos que teria adotado gatos para "experimentos" foi preso na noite de terça-feira (25), em Ceilândia, no Distrito Federal (veja vídeo acima). Ele estava na casa da mãe, segundo a Polícia Civil. Nesta quarta (26), a Justiça manteve a prisão dele durante audiência de custódia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Pablo Stuart Fernandes Carvalho foi indiciado 16 vezes por maus-tratos. A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais pediu a prisão preventiva dele no dia 14 de março.
Gato que estava com suspeito foi encontrado com uma das patas fraturadas.
PCDF
No currículo, Pablo diz que "seu principal tema de interesse é análise experimental do comportamento". Segundo o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF), a inscrição do profissional foi cancelada.
"O CRP 01/DF informa que a pessoa em questão não possui registro ativo na região, tendo cancelado sua inscrição junto a este Conselho no ano de 2023", disse o conselho em nota, na sexta-feira (21).
De acordo com a polícia, novos gatos foram encontrados com o suspeito, que ficou em silêncio no momento da prisão.
Investigação
Gato resgatado da casa de psicólogo passou por cirurgia
Segundo a investigação, o morador do Gama selecionava gatos de pelagem tigrada e, "com discurso emotivo e protetivo", convencia cuidadores a entregar os animais. Após a adoção, os bichos "desapareciam".
Em áudios obtidos pela polícia, o homem diz que teria feito "experimentos com os animais adotados", o que pode ter resultado na morte de alguns deles.
"Em outro áudio, ele menciona ter passado por momentos de surto, nos quais teria abandonado dois dos gatos adotados", diz a Polícia Civil.
Um dos animais que estavam com Pablo foi encontrado com uma pata fraturada. O filhote foi regatado e se recupera de uma cirurgia, para depois ser encaminhado para adoção responsável (veja vídeo acima).
LEIA TAMBÉM:
ASSÉDIO SEXUAL: 'O doutor queria me beijar'; vítima relata assédio de dentista suspeito de estuprar pacientes e funcionárias no DF
JARDIM BOTÂNICO: Plantação de maconha é descoberta em área nobre de Brasília; suspeito usava autorização de cultivo medicinal para tráfico
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.